Retomadas as sessões com a participação popular
1 de dezembro de 2020
MOÇÃO APROVADA
1 de dezembro de 2020

Sessão Jovens Vereadores

Na segunda feira dia 30 de novembro, foi realizada a primeira Sessão do Programa Jovem Vereador para o ano de 2020. A sessão teve seu início logo após a Sessão Ordinária da Câmara de Tunápolis. Três dos nove Jovens Vereadores, não puderam se fazer presentes, justificando suas faltas.

Os Jovens Vereadores tomaram posse em fevereiro do corrente ano, para o mandato de um ano. Os participantes são escolhidos entre as turmas do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Básica Pe. Balduíno Rambo para atuar no ano seguinte, sendo que efetivamente atuam como jovens Vereadores quando estudantes no 2º ou 3º ano do ensino médio.

A realização das Sessões pelo programa, neste ano, desde que começou o isolamento motivado pela pandemia do Covid-19, foram prejudicadas, sendo está a única sessão realizada para o ano de 2020. Na realização da referida Sessão, foram observados os procedimentos necessários a prevenção, conforme orientações das autoridades e instituições de saúde, sendo que o acesso ao público no Plenário foi limitado a 50% de sua capacidade de lotação, teve o distanciamento entre os assentos no auditório de, no mínimo, um metro e meio, como também obrigatório o uso de máscaras, higienização com álcool 70%, tanto pelo público como pelos parlamentares, jovens Vereadores  e servidores.

Os Jovens se organizaram, e apresentaram cinco indicações que foram discutidas, e que posteriormente serão encaminhadas ao Executivo Municipal, para que possam tomar conhecimento, e também para fazerem o uso das sugestões apresentadas.

A indicação nº 01/2020 apresentada pela Jovem Vereadora Maria Clara Kerkhoff Pelissari, sugere que o município possua uma maior participação de psicólogos na sociedade após a Pandemia. Conforme ela tendo em vista o período difícil e inesperado de isolamento social ocasionado pela Pandemia do Covid -19, houve um aumento de casos de depressão, ansiedade, estresse e pânico em todo o país. Sendo assim solicita que psicólogos auxiliem os demais membros da sociedade através de palestras e campanhas, garantindo assim a saúde mental e o bem estar dos indivíduos.

A jovem Vereadora Stéfani Cristine Kappaun Kessler sugeriu através da indicação nº 02 uma campanha de redução do uso de automóveis no município.  Argumenta que a medida visa a redução da poluição causada pelos veículos, como também a saúde física da população, fazendo uso de outras formas de locomoção ao trabalho.

As indicações de nº 03 e 04 foram apresentadas pela Jovem Vereadora Sara Luiza Mombach.  Na indicação nº 03 sugere que a Administração Municipal, estude a viabilidade de apresentar à esta Casa Legislativa um Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição do consumo e outros produtos fumígenos na Praça Municipal Willy Eidt. Conforme Sara, verifica-se ultimamente que a praça vem sendo frequentada por um grande público fumante, o que impede que outras pessoas usufruam do local livremente para fazerem o uso do parque, como também da academia ao ar livre.  Na indicação de número 04 sugere a instalação de lixeiras em pontos estratégicos na comunidade da Linha São Pedro, considerando que atualmente não existam lixeiras , e os sacos de lixo selecionados são despejados na rua ocasionando acúmulo e mau cheiro. Além disso a ação dos cães e demais animais acabam espalhando o lixo, causando má aparência e transtornos aos que fazem a coleta.

Na indicação de nº 05 apresentada pelos Jovens Bruna Finger do Nascimento, Camila Rauber Kuhn, Jaíne Mueller, Pâmela Pauli Groth e Rubens Schneiders de Almeida, apresentam a administração municipal sugestões que visam a prevenção, economia e soluções de problemas quanto a quantidade de água, principalmente em períodos de estiagem.

Se inscreveu para uso da Tribuna durante a Sessão o Vereador Donato Lauschner. Em suas palavras destacou sua satisfação com a a criação do Programa Jovem Vereador. Registrou a importância que tem a política na vida das pessoas, onde a intenção maior é fazer com que os jovens participem mais.

Jovens Vereadores da 2ª Legislatura pelo Programa:

Bruna Kawany Finger do Nascimento, Camila Rauber Kuhn, César Fernando Mayer, Jaíne Mueller, Maria Clara Pelissari, Pâmela Pauli Groth, Rubens Schneiders de Almeida, Sara Luíza Mombach, Stéfani Cristine Kappaun Kessler.

O áudio da Sessão está disponível no link “Áudios de Sessão”.