Resumo das matérias apreciadas no mês de novembro
29 de novembro de 2019
Última Sessão Ordinária do ano terá eleição de nova Mesa Diretora e homenagem
10 de dezembro de 2019

Jovens Vereadores realizam última sessão do primeiro mandato

Na noite de ontem, 02 de dezembro, os Jovens Vereadores da primeira Legislatura do Programa Jovem Vereador, instituído através da Lei nº 1369/2018 no Legislativo de Tunápolis, realizaram sua última Sessão para o ano de 2019 e também para este mandato.

Nesta Sessão, foi aprovada por unanimidade a ata da 1ª Sessão realizada em 01 de julho, e foram apresentadas três reivindicações, todas dirigidas ao Executivo Municipal.

A jovem Vereadora Joice Stuelp sugere através da Indicação nº 06/2019 a implementação de mais lixeiras em ruas com maior quantidade de residências, argumentando que as lixeiras já instaladas não atendem a quantidade de lixo depositado e o excesso fica no chão e passível de ser espalhado por ações naturais ou por animais que passam nas ruas.

Com a Indicação nº 07/2019, Igor Bamberg sugere que as passagens próximas a Escola de Educação Infantil e Loja Sehn sejam melhoradas, sendo implementado iluminação ao longo das mesmas, e também, fitas antiderrapantes. Considera que os trechos são diariamente utilizados por munícipes que transitam ao trabalho ou escola, e sendo os mesmos envoltos por natureza, não é descartada a possibilidade de que animais peçonhentos possam viver no entorno, além das duas passagens possuírem pontes, e uma delas uma rampa, o que em dias de chuva pode tornar perigoso o trajeto.

Henrique Staub apresentou a Moção de Apelo nº 02/2019 solicitando a revisão da decisão de excluir a Língua Inglesa da grade curricular dos anos iniciais, da rede municipal de ensino. O Jovem Vereador argumenta que o Inglês é a língua mais falada no planeta, e sua falta nos anos inicias pode representar um grande empecilho na aprendizagem da mesma, registrando que seria o momento mais oportuno para a aprendizagem de línguas. A Moção foi aprovada por unanimidade sem manifestações quando colocada em discussão.

Nas Explicações Pessoais, as Vereadoras Jaíne e Jamile Ulrich explanaram sobre a necessidade de manutenção e limpeza das ruas e vias de acesso ao município, para manter a boa impressão do nosso município aos visitantes e a quem aqui vive.

Antes de encerrar a Sessão, Henrique Staub, Presidente da Mesa Diretora, agradeceu a Escola e ao Legislativo de Tunápolis pelo apoio e pela oportunidade que tiveram através do Programa, sendo os primeiros jovens Vereadores do município, e considerou ser uma oportunidade ímpar de aprendizado para si e seus colegas.

Para o próximo ano está prevista a continuação da parceria entre o Legislativo Municipal com a Escola Básica Pe. Baldino Rambo, e conforme a Diretora Deofane Stoffel, a escola se encontra em fase de escolha dos novos jovens Vereadores para a próxima edição, novamente com mandato de um ano.