SUA SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE
1 de outubro de 2019
Aprovado remanejamento de dotações.
10 de outubro de 2019

Aluna de Tunápolis que frequenta o IFSC apresenta projeto de cadeira de rodas motorizada

Na Sessão Ordinária realizada nesta segunda, 30 de setembro, Mariane Werlang, de Tunápolis, aluna do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, fez uso da Tribuna Livre e apresentou um projeto acadêmico de extensão, realizado no instituto Federal por uma equipe composta de sete alunos (todos do curso de eletromecânica), destinado ao município de Tunápolis.

O Projeto refere-se a motorização e adaptação físico-estrutural de uma cadeira de rodas convencional  para posterior alimentação a partir de uma placa fotovoltaica. Conforme Mariane, o Projeto parte de dois pontos principais: o primeiro é a acessibilidade para pessoas idosas ou com alguma dificuldade de locomoção e acesso aos espaços, e o segundo ponto, é a utilização de energias renováveis. A aluna destacou que o grupo tem como missão, fornecer ao portador de limitações físicas, um produto que atenda as normas ergonômicas estabelecidas, que proporcione maior autonomia e vantagens de custo-benefício em relação a produtos equivalentes que estão no mercado, e principalmente, proporcionar acessibilidade e conforto ao ocupante e estabelecer uma nova forma de utilização de energia renovável, neste caso, provinda do sol.

Mariane ressaltou que como é um projeto acadêmico, o grupo tem como obstáculo a questão de recursos financeiros, e por isso buscam apoio de fontes externas para desenvolver o projeto e fez uma solicitação de apoio a quem possa interessar auxiliar na causa, com o comprometimento da equipe em divulgar os apoiadores.

A cadeira que o grupo pretende adaptar provém de uma parceria com a APAE do município de Tunápolis, e, após concluído o projeto, a mesma será devolvida e poderá ser utilizada pela instituição conforme convier.